03/04/2013

pelo flickr: nizer fontoura

Hoje quero apresentar pra vocês o trabalho da Nizer Fontoura, uma talentosa gaúcha que faz faculdade de artes cênicas e no momento trabalha como fotógrafa e designer freelance.

Esta é minha foto favorita

Como começou sua historia com a fotografia?
Minha jornada fotográfica começou desde que eu era pequena pois meu olhar já se comportava de maneira diferente, eu prestava atenção nos detalhes que passavam despercebidos pelas pessoas (pela correria do dia-a-dia e pela falta de atenção a isso), eu costumava olhar para as árvores, seus formatos, as folhas, suas texturas, o céu, os pingos de chuva, o canto dos pássaros, a natureza em geral; também olhava atentamente todo e qualquer tipo de arte, me interessei sempre por coisas que as crianças da minha idade não davam muita importância e por isso sempre me senti diferente. Aos 5 anos já desenhava e meu amor por arte e cultura só vem crescendo desde então. Quando pequena eu fotografava com câmeras analógicas e posteriormente comecei a ter contato com as digitais.
A partir de 2010 resolvi levar a sério esse hobby e investir, pesquisar e estudar mais. Comecei a fazer ensaios fotográficos para experimentação e depois de ter uma certa experiência, entrei para o mercado de trabalho. Costumo fotografar ensaios/books externos porém, eventualmente, fotografo eventos, produtos e empresas.


Senti que cresci muito como fotógrafa quando comecei a empreitada do projeto 365 dias (o projeto consiste em tirar uma foto por dia; no ano de 2012 se chamou 366 dias pois teve um dia a mais no calendário) e quando comecei a experimentação de projetos artísticos criados e elaborados por mim.
Gostei tanto deste projeto 365 dias que estou fazendo o segundo neste ano de 2013, para conferir os dois projetos basta clicar aqui.. Os outros projetos artísticos de que falo possuem um conceito bastante peculiar, busco sempre concretizar minhas pesquisas, anseios, instigações, por isso, refletem bastante de quem eu sou e do que acredito.

Onde busca inspiração? Existe alguma pessoa ou fotógrafo que te inspire?
Busco inspiração em detalhes, no lado bom da vida, na fantasia, nos contos de fadas, no lúdico, nas histórias, em tudo que é suave, belo e encantador.Com relação a pessoas, as que me inspiram bastante são personagens de livros e filmes, além é claro da minha família, da minha fé, entre outras coisas. Os fotógrafos que admiro são: PaoloRoversi, Lauren Withrow, Melina Souza, Gabriela Minks, Shana Rae, entre outros que estão na tag inspiração do meu blog.


Tem algum horário preferido pra fotografar?
Para mim, o horário ideal para fotografar é pela manhã até as 16:00 horas da tarde, e por mais clichê que seja, fotografia é luz e criatividade.

Como você define o estilo de suas fotografias?
Ainda estou em busca de um estilo fotográfico mas me atrai bastante fotografia de crianças, moda e de objetos mágicos e fotogênicos. Se eu pudesse 'classificar', acho que definiria como um estilo mais fantasioso, que remete a infância, pureza, magia e contos de fadas, pois é realmente isso que gosto de explorar, quero transmitir algo bom as pessoas, algo que faça com que elas encontrem sua criança interior, algo que transcenda o entendimento consciente.


Alguma coisa mudou na sua vida depois da fotografia?
Minha vida mudou completamente depois que comecei a me aprofundar na fotografia pois descobri um outro universo, perfeito, que se encaixava comigo mesma. Através da fotografia posso concretizar e explorar novas perspectivas e questionamentos, posso criar um mundo totalmente próprio e compartilhá-lo com outras pessoas. É algo lindíssimo e que não tem preço.


Em que redes sociais podemos te encontrar?
Você pode me encontrar com frequência no meu blog "Flights and Dreams" (Voos e Sonhos).
No meu Flickr (pois estou com um projeto 365 dias).
E aqui também: Me adiciona

Tem algum recado para as leitoras que estão entrando agora no mundo da fotografia?
O meu recado é realmente não desistir e ir sempre em busca de seus sonhos, existem muitos fotógrafos atualmente mas o sol nasceu pra todos, o que nos diferencia é a intensidade com que buscamos e batalhamos pelo que queremos. Não é um equipamento que te faz melhor mas sim a vontade de crescer.


Muito Obrigada pelo convite, fiquei muito feliz. Tenham um dia mágico *-*

Foi um prazer falar com a Nizer, ela foi super atenciosa. Quero aproveitar e pedir desculpas a ela pela demora em publicar a entrevista. Muito obrigada Nizer querida!
Estou planejando novidades para o blog, espero que tudo dê certo.


8 comentários:

Tem espaço para todas <3
As fotos dela me lembraram bastante as da Prilovegood s2
adorei a entrevista ^^
http://www.valeuapenaesperar.com/
Oi! Estou retribuindo a sua visita no Contando até Treze. Volte sempre!

Muito legal a entrevista e as fotos sã realmente lindas!

*http://contandoatetreze.blogspot.com.br/
Fotos lindas *-*
http://brunapopcorn.blogspot.com.br/
Ainda não conhecia a Nizer e amei as fotos dela *-*

Obrigada pela dica, Jé. Beijos ♥
Muito Obrigada minha linda!!!
A Ni é linda até com as palavras *-*
Adorei a entrevista! Só aumentou meu carinho por ela. Ela é minha inspiradora <3

Fotografo Sonhos
Amei as fotos dela!
Todo artista é ÚNICO e INCOMPARÁVEL.
Parabéns pelo trabalho.

Postar um comentário